16.7.11

Sobre o que você está pensando agora?



Não sou fiel aos livros. Estou sempre lendo todos ao mesmo tempo. Penso até que as historias vão se encaixando umas nas outras no decorrer das variadas leituras. Mas deve ser só o meu pensamento procurando as conexões exatas. Sempre temos um motivo para escolher nossos livros.

 Já ouvi dizer que essa leitura acompanhada pertence a falsos leitores. Acredito que falsos leitores são aqueles que não entendem o que estão lendo. Ler é mais do que o passar das páginas. Ler é acompanhar o traçado das letras, a junção das palavras, soltar um palavrão durante a leitura e dormir pensando naquilo que estava escrito. Ler é uma emoção. Um sentimento tal qual é o amor, a amizade, a felicidade, a dor.

Um livro é capaz de isolar o mundo. De ensinar a maior lição de toda a sua vida. Eles moldam os escritores, inspiram o mártir, dão suporte às revoluções. Uma casa sem livros é apenas uma casa. Uma casa com livros é um lar.

Ter várias leituras não significa infidelidade. Quer mostrar apenas o quão é difícil escolher sobre o que devo pensar. Certa vez uma professora me disse que alguém morre no instante em que para de pensar, muitos estão mortos desde o inicio, outros nunca poderão dizer que estiveram vivos, alguns podem encontrar a vida na velhice.
O mesmo princípio pode ser aplicado à leitura. Apenas aqueles que leem permanecem vivos.

E eu? Eu posso até não ser fiel aos livros. Mas sou leal a todos eles. E você?

Nenhum comentário: