22.12.07

Como permanecer jovem...



Conhecemos agora o velho exemplo dos irmãos gêmeos: se um permanecer em casa e o outro viajar rapidamente até um lugar do espaço, ambos ficarão surpresos quando estiverem juntos novamente. Porque? O jovem viajante terá, então, um irmão gêmeo muito idoso.
Como isso se dar? Um fenômeno chamado velocidade. Sim, aquela velha velocidade tão usada nas fórmulas físicas é a grande causadora desse evento quando se junta a natureza das coisas e as distâncias dessas. Aqui vivemos em baixa velocidade, logo o tempo passa mais rápido. No espaço, devido a grande velocidade a qual se viaja, velocidades ate equivalente a da luz, o tempo passa mais devagar, e custamos assim a envelhecer. Isso mesmo meus caros gêmeos, quando viajamos em grandes velocidades, como dentro de uma nave espacial, o tempo é mais devagar do que o tempo terrestre. Logo, a duração de um ano aqui, pode ser apenas dias nas estrelas.
Na teoria é simples medir tempo, distância, entre outras grandezas, de forma precisa. Fato um tanto diferente na prática, devido a grande relatividade dessas coisas, que são inteiramente influenciadas pelo espaço na qual estão inseridas. A DMSE, assim pergunta: seria possível a vinda de um Alienígena a Terra? E quanto tempo esse demoraria? Poderia ele usar a dilatação do tempo e chegar aqui mais rápido do que pensamos? Já que o tempo é tão relativo nos espaços diferentes? Poderiam os homens deixaram de envelhecer, caso pudessem viver no espaço? De fato, as nossas divagações ainda não conseguem responder essas questões. Mas uma coisa é certo, isso com certeza, não seria tão barato quanto plástica e tantos outros tratamentos para o retardo do envelhecimento aqui na Terra. E tenho dito...

Nenhum comentário: