19.11.07

A nossa alma!


Há uma frase um tanto quanto muito usada que diz: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena“, comecei a refletir a cerca da mesma e a analisar determinadas situações que teimo em observar.

Acredito que ter uma alma grande é saber conduzir sua vida dentro daquilo que condiz com suas virtudes e defeitos. Mas nem sempre, e é na maioria das vezes, a gente consegue ser assim. Tem coisas que de tão pequenas, nos atingem mais do que um revólver. Pessoas que são tão fúteis que nós repudiamos. Outras vezes, somos obrigados a fingir que gostamos de alguém, porque nos falaram que é falta de educação ser completamente sincero. A verdade é que, na maioria das vezes, somos forçados a fazer coisas que não queremos e a aceitar coisas que não devemos.

Muitas coisas me abalam, e a sensação custa a passar. Sou o tipo de pessoa onde a raiva consegue fazer moradia. Isso faz de mim, uma pessoa com alma pequena? Considero a raiva como professora, logo eu aprendo as lições que ela me passa, o que já me faz uma pessoa de alma grande, por aprender com as situações. Incrível como as coisas sempre têm que ter um paralelo. Nada é inteiramente um. Há sempre um meio termo.

O que é ter uma alma grande? É fazer as coisas porque a sociedade diz que é daquele jeito e então você está se conduzindo da forma dita “certa” e ela vai te elogiar ou é você fazer cada segundo que você respira ser importante e guardado na sua memória, fazendo aquilo que condiz com o que você pensa quando está só e quer fazer porque sabe que vai encontrar sua felicidade ali?

Vivemos numa sociedade que impõe e nos aliena. Somos preguiçosos a maior parte do tempo, queremos coisas e não buscamos. Sonhamos e não nos mobilizamos em realizar. Não queremos ouvir, nem muitas vezes aceitar o que o outro tem a nos dizer.

Ser grande não é ter poder. Ser grande é ter paz de espírito e acima de tudo, ser apenas você! De todas as qualidades que uma pessoa pode ter, preservar seu caráter é a melhor delas.

Faça apenas aquilo que te traduzir, porque é isso que vai dizer aquilo que você é hoje e o que vai ser no futuro! A nossa alma, são as nossas atitudes.

Nenhum comentário: